Sequência de pontuação do Beach Tennis, tudo que você precisa saber
O verão está no seu auge e os dias quentes e mais longos são muito propícios para reunir os amigos e jogar Beach Tennis. Com a prática diária ou algumas vezes na semana, o amor pelo esporte vai crescendo e muitos praticantes buscam a profissionalização.
A criação recente do Ranking Mundial do Beach Tennis Profissional (PBTUR), estatística independente das federações, é uma prova de que profissionalizar o esporte é uma preocupação constante dos envolvidos.
E quando os atletas amadores buscam as competições profissionais, é natural que eles precisem entender mais sobre as regras que envolvem o esporte.
Se você está no time destes que buscam uma carreira no Beach Tennis ou apenas quer conhecer mais sobre a modalidade, continue com a gente. Neste artigo, vamos explicar como funciona a pontuação do Beach Tennis. Boa leitura!
Pontuação do Beach Tennis:15, 30 e 40
Se você já praticou Beach Tennis ou já assistiu a alguma partida da modalidade, você deve ter percebido a similaridade que existe com o tênis: os jogos são disputados com atletas únicos ou duplas, a quadra é dividida por uma rede, os jogadores utilizam raquetes para realizar os golpes, entre outros aspectos.
A pontuação do Beach Tennis também é baseada nas regras do tênis, porém com algumas variações, como veremos a seguir.
Contagem semelhante a do tênis
Para aprender como funciona a pontuação do Beach Tennis precisamos iniciar com a contagem. Ela é similar à do tênis, ou seja, os sets são constituídos por games de 15, 30 e 40 pontos. O que difere o Beach Tennis do tênis, principalmente, é que não há vantagem (no-ad).
Cada set pode ter até 6 games. Quando houver empate é disputado o tie-break de até 7 pontos.
Em partidas amadoras simples (um jogador de cada lado da quadra), é comum os atletas optarem por um set único (6 games). Nos jogos em duplas são disputados 9 jogos, sendo que o ganhador precisa abrir 2 de vantagem.
Nos eventos mundiais o formato mais utilizado é o de três sets com o vencedor sendo aquele que ganhou 2 deles. Em casos onde há empate em 1 a 1, o último e decisivo set é chamado de match tie-break e vai até 10 pontos.
Definições das partidas de Beach Tennis: sets
Falando especificamente sobre os sets, vamos entender alguns exemplos práticos:
Set simples: até 6 games
No caso de um set simples, quando há empate em 5 a 5 o mesmo deve ser disputado até que um dos jogadores chegue a 7 (dois pontos de vantagem como o voleibol). Em uma situação de empate em 6 a 6, é jogado um tie-break de até 7 pontos.
Set longo: até 8 games
Quando o formato da partida é em sets longos, havendo empate em 7 a 7, o jogo deve seguir até um dos lados somar 9. No caso de empate em 8 a 8, a disputa vai para um tie-break de até 7 pontos (igual ao set simples).
Disputas em três sets
Os jogadores buscam o melhor de 3 sets. Em casos de empate em 1 a 1, é disputado o super tie-break de até 10 pontos.
Como acontece a disputa dentro das 4 linhas
O objetivo principal do Beach Tennis é rebater a bola, antes que ela toque a areia, para que ela caia na quadra adversária. O jogo termina apenas em 3 situações:
- Erro de um dos jogadores na rede;
- Quando a bola toca a areia em um dos lados da quadra;
- Quando um dos jogadores infringe alguma das regras – tocar a linha da quadra antes da bola no momento do saque ou encostar a raquete na rede são dois exemplos.
Um bom saque e a garantia de pontuação no Beach Tennis
O saque é um meio muito utilizado para somar pontuação no tênis convencional. Diferentemente do tênis, no Beach Tennis o jogador tem apenas uma chance de acertar o saque. Por isso, a grande maioria não tenta o Ace (movimento de saque que visa acertar diretamente o chão da quadra adversária) e apenas coloca a bola em jogo.
Contudo, um bom saque – bem direcionado e com a força exata – pode fazer com que o oponente se desestabilize e não consiga rebater a bola.
Pode contar a pontuação do Beach Tennis em voz alta?
Na hora de contar a pontuação do Beach Tennis em partidas amadoras, uma boa dica é fazer isso em voz alta. Assim, as chances de haver desacordo entre os adversários é praticamente nula.
Conta-se sempre antes o ponto de quem saca do que de quem recebe. O somatório é feio desta forma:
- 1º ponto: 15
- 2º ponto: 30
- 3º ponto: 40
Se cada jogador ou equipe fizer três pontos, ou seja, 40 iguais, é necessário jogar mais um ponto para ver quem ganha o jogo.
Já nas partidas profissionais não há necessidade de contar a pontuação em voz alta, pois o árbitro comanda a partida e faz as conferências.
E então, vamos para a quadra?
Agora que você já está craque no assunto de pontuação do Beach Tennis, é hora de ir para a areia se exercitar. E se você pratica a modalidade há mais tempo e está querendo se tornar um atleta profissional, confira a melhor rotina para sair do nível amador. Os treinos não são fáceis, mas, com certeza, valerão a pena. Até a próxima!
Foto Marcello Zambrana